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ELM327 - O Que Vo­cê Pre­ci­sa Sa­ber An­tes de Com­prar

Imagem de um adaptador ELM327 genérico

Figura 1 - Adaptador ELM327 típico

Se você é um en­tu­sias­ta do au­to­mo­bi­lis­mo, ho­bis­ta ou cur­te ‘gadgets’, com cer­te­za ou­viu falar do pa­drão OBD2 e dos adap­ta­do­res ELM327, que abrem um le­que de opções para quem de­se­ja ter con­tro­le total sobre o seu veí­cu­lo, ou quem sabe, adap­tar um tablet ou smart­fone em um pai­nel per­so­na­li­za­do.

Para evitar frus­tra­ções, antes de com­prar o ELM327, é in­te­res­san­te co­nhe­cer de­ta­lhes im­por­tan­tes so­bre esse dis­po­si­ti­vo. Este ar­ti­go irá a­ju­dá-lo a ti­rar o má­xi­mo de in­for­ma­ções de seu veí­cu­lo!

O que é ELM327?

Nos veí­cu­los, a­tra­vés da re­de CAN, cir­cu­lam in­for­ma­ções, ent­re os mó­du­los ins­ta­la­dos, tais como con­su­mo, tem­pe­ra­tu­ra no ra­di­a­dor, ve­lo­ci­da­de e ro­ta­ção do mo­tor, en­tre ou­tras. Se sur­gi­rem pro­ble­mas em um ou mais mó­dul­os, os có­di­gos de er­ros e pa­râ­me­tros de ve­ri­fi­ca­ção tam­bém fi­cam dis­po­ní­veis na rede [#01].

Tal­vez mui­tos não sai­bam, mas o a­ces­so a es­sas in­for­ma­ções po­de ser fei­to atra­vés de um co­nec­tor exis­ten­te no in­te­ri­or da ca­bi­ne, pró­xi­mo ao vo­lan­te, li­ga­do fi­si­ca­men­te na rede, per­mi­tin­do que fer­ra­men­tas de di­a­gnós­tico e ma­nu­ten­ção se­jam u­ti­li­za­das pa­ra es­se fim [#02].

Adaptador ELM327 instalado em veículo

Figura 2 - Adaptador ELM327 Instalado

As fer­ra­men­tas de diag­nós­ti­co e ma­nu­ten­ção são, via de re­gra, pro­gra­mas re­si­den­tes em com­pu­ta­do­res por­tá­teis ou smart­fones, que tra­ba­lham ex­clu­si­va­men­te com sinais di­gi­tais, que per­mi­tem a in­te­ra­ção entre o ser hu­ma­no e os mó­du­los ele­trô­ni­cos ins­ta­la­dos no veí­cu­lo.

Nes­se pro­ces­so é ne­ces­sá­rio al­gum ti­po de dis­po­si­ti­vo que trans­for­me os si­nais elé­tric­os, obti­dos no co­nec­tor do ve­ícu­lo, em si­nais di­gi­tais que o smart­fone con­siga ma­ni­pu­lar. O ca­mi­nho in­ver­so tam­bém ocor­re, trans­for­man­do os si­nais di­gi­tais re­ce­bi­dos do smart­fone em si­nais elé­tri­cos pa­ra o en­vio à re­de. O com­po­nen­te que re­a­li­za es­sas con­ver­sões é de­no­mi­na­do de a­dap­tad­or, um cir­cu­ito mi­cro­pro­ces­sado e es­pe­ci­a­li­za­do nes­se ti­po de con­ver­são.

O ELM327 é um des­ses cir­cu­i­tos, des­ti­na­do a o­per­ar de a­cor­do com as es­pe­ci­fi­ca­ções OBD2, de ‘Onboard Diagnostic – version 2’ [#04].

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ELM327 e OBD2: qual a relação?

OBD vem do inglês ‘On Board Diagnostic’ que é o no­me da­do ao sis­te­ma de diag­nós­ti­co em­bu­ti­do nas re­des dos ve­í­cu­los.

O pa­drão OBD2 sur­giu em 1996. An­tes des­te pa­drão exis­tia o OBD1, cri­ado em 1988, que exi­gia que in­for­ma­ções sobre o sis­te­ma de com­bus­tível, emis­são de po­lu­en­tes e diag­nós­tico es­ti­ves­sem dis­poní­veis [#05].

O OBD1, infe­liz­mente, não espe­cifi­ca­va o for­ma­to que as in­for­ma­ções de­vi­am obe­de­cer e tam­bém não espe­cifi­ca­va o for­mato fí­si­co do co­nec­tor para aces­so à rede. Des­te mo­do, cada fa­bri­cante es­co­lhia ess­es itens de acor­do com cri­té­rios pró­prios, tor­nan­do o aces­so res­tri­ti­vo, ex­clu­si­vo aos seus con­ces­sio­ná­rios. Es­tes, por sua vez, pa­ga­vam altos preços pelas fer­ra­men­tas e re­pas­sa­vam os cus­tos aos cli­en­tes finais.

Em 1996 surge o padrão OBD2 que es­pe­ci­fi­ca os for­ma­tos (pro­to­co­los) que po­dem ser uti­li­za­dos pelos fa­bri­can­tes e de­fi­ne, a­tra­vés de uma nor­ma com­ple­men­tar, o tipo fí­si­co do co­nec­tor.

Pinagem conector OBD2 e ELM327

Figura 3 - Pinagem do conector OBD2 e ELM327
Conector OBD2 24V x 12V

Figura 4 - Tensão de entrada no conector OBD2 e ELM327

Obs:
O conector, lado do veículo, para 24V possui um ressalto central impedindo conexão com adaptador de 12V
Com esse novo ce­ná­rio, a­li­a­do ao lan­ça­men­to de mi­cro­pro­ces­sa­do­res mais po­ten­tes, em 2005 a em­pre­sa ELM Elec­tro­nics de­sen­vol­veu um cir­cu­ito mi­cro­pro­ces­sa­do ca­paz de ler os pro­to­co­los nor­ma­ti­za­dos, além de mais dois pro­to­co­los per­so­na­li­zá­veis, e ser­vir de in­tér­pre­te en­tre a re­de au­to­mo­ti­va e um dis­po­si­ti­vo ex­ter­no de pro­ces­sa­men­to di­gi­tal.

Es­ses cir­cu­i­tos, co­nhe­ci­dos co­mo ELM327, são a­co­mo­da­dos em em­ba­la­gens que con­tém o co­nec­tor OBD2 pa­ra aco­pla­men­to na rede do ve­í­cu­lo e tra­zem, in­ter­na­men­te, cir­cu­i­tos pa­ra co­mu­ni­ca­ção se­rial a­tra­vés, prin­ci­pal­men­te, de Blue­tooth e Wi-Fi. Tam­bém e­xis­tem ver­sões ca­be­a­das para u­ti­li­za­ção em com­pu­ta­do­res.

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Quais Informações Consigo Obter com o ELM327 / OBD2?

Um a­dap­ta­dor do ti­po ELM327, em con­for­mi­da­de com a es­pe­ci­fi­ca­ção ori­gi­nal, e­xe­cu­ta os se­guin­tes ti­pos de ser­vi­ços [#06]:

  • Obter os dados de sen­so­res de tem­pe­ra­tu­ra;
  • Obter os dados de sen­sores do motor;
  • Obter có­di­gos de fa­lhas;
  • Per­mi­tir o a­pa­ga­men­to de mo­dos de fa­lhas;
  • Obter re­sul­ta­dos de sen­so­res de oxi­gê­nio e com­bus­tí­vel;
  • Per­mi­tir o en­vio de re­qui­si­ções de in­for­ma­ções aos mó­du­los;
  • En­viar có­di­gos pa­ra a­jus­te de va­ri­á­ve­is nos mó­du­los.

E­xis­tem ou­tras va­ri­á­ve­is que de­ter­mi­na­rão quan­tas e quais in­for­ma­ções po­de­rão ser aces­sa­das:

  • Forma de im­ple­men­ta­ção do pa­drão OBD2 por parte da mon­ta­do­ra, em um ve­í­cu­lo em par­ti­cu­lar;
  • Ver­são do ELM327, prin­ci­pal­men­te em clo­nes;
  • Qua­li­da­de e a­bran­gên­cia do a­dap­ta­dor;
  • A­pli­ca­ti­vo u­ti­li­za­do pa­ra aces­sar as in­for­ma­ções.

To­man­do co­mo re­fe­rên­cia o a­pli­ca­ti­vo Tor­que pa­ra An­droid, as se­guin­tes in­for­ma­çõ­es po­dem ser aces­sa­das através do conector OBD2 com o ELM327 [#07]:

  • Lei­tu­ra dos sen­so­res de ace­lera­ção em X e Y;
  • Carga % do motor;
  • Ro­ta­ção do motor;
  • Ve­lo­ci­da­de do veí­cu­lo pela ECU (ve­lo­cí­met­ro);
  • Ve­lo­ci­da­de do veí­cu­lo pelo GPS;
  • Ní­vel do com­bus­tível em %;
  • Pres­são do ar nos ci­lin­dros;
  • Flu­xo de ar nos ci­lin­dros;
  • Tem­pe­ra­tu­ra do ar na en­tra­da dos ci­lin­dros;
  • Po­si­ção do ace­le­ra­dor em %;
  • Avan­ço do mo­tor em graus;
  • Dis­tân­cia per­cor­rida pelo veí­cu­lo des­de o iní­cio do apli­ca­ti­vo;
  • Média de ve­lo­ci­da­de;
  • Al­ti­tu­de obti­da por GPS;
  • Tem­pe­ra­tu­ra am­bi­ente;
  • Pres­são do ar ob­ti­da pelo sen­sor da ECU;
  • Tem­pe­ra­tu­ra do ra­di­a­dor;
  • Pres­são do com­bus­tí­vel na ali­men­ta­ção;
  • Po­tên­cia.

O pro­gra­ma tam­bém per­mi­te re­qui­si­ção de da­dos di­re­ta­men­te à rede do veí­cu­lo, mas não de­ta­lha es­sas re­qui­si­ções, já que de­vem ser o­bti­das em do­cu­men­ta­ção ex­ter­na (J1979, ma­nu­al de ser­vi­ço do veí­cu­lo, etc).

Exis­tem mui­tos pro­gra­mas de­di­ca­dos ao ELM327 e OBD2 em ver­sões pa­gas e gra­tuí­tas. Fi­ze­mos, mais a­bai­xo, uma re­la­ção dos prin­ci­pais pro­gra­mas com links para o site do de­sen­vol­ve­dor. Re­co­men­da­mos uma lei­tu­ra nas es­pe­ci­fi­ca­ções pa­ra de­ci­dir qual ins­ta­lar.

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O ELM327 Funciona no I-phone e Android?

E­xis­tem adap­ta­do­res ex­clusi­vos para An­droi­de, pa­ra Iphone e pa­ra uso in­dis­tin­to nos dois sis­te­mas. O que de­fi­ne a apli­ca­ção é o tipo de cone­xão dis­poní­vel no adap­ta­dor:

  • Blue­tooth con­ven­cio­nal, ver­sões 1.x, 2.x e 3.x, so­men­te po­dem ser uti­li­za­dos em smart­fones An­droides;
  • Blue­tooth LE, ver­são 4.x, so­men­te po­dem ser uti­li­za­dos em Iphones;
  • Wi-Fi pode ser uti­li­za­do para cone­xão em Iphones e An­droides in­dis­tin­ta­men­te;
  • Blue­tooth LE e Con­ven­ci­onal, são apa­re­lhos com os dois tipos de Blue­tooth e po­dem ser uti­li­za­dos in­dis­tin­ta­men­te em An­droides e Iphones;

Exis­tem duas van­ta­gens na uti­li­za­ção do Blue­tooth em de­tri­men­to do Wi-Fi:

  • O Blue­tooth con­so­me me­nos ener­gia, au­men­tan­do a du­ra­ção da ba­te­ria;
  • O uso do Wi-Fi na co­ne­xão com o ada­pta­dor in­via­bi­li­za ou­tras cone­xões via in­ter­net du­ran­te a uti­li­za­ção.


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Qual Aplicativo Utilizar com o ELM327?

Exis­tem a­pli­ca­ti­vos e ver­sões pa­ra os sis­te­mas ma­is po­pu­la­res, en­tre eles [#10]:

  • Windows;
  • Mac OS;
  • Linux;
  • iOS;
  • Android.

Fo­can­do em An­droid e Iphone, os apli­ca­ti­vos mais ci­ta­dos por pro­du­to­res de adap­ta­do­res em seus anún­cios são:

A clas­si­fi­ca­ção Pa­go­/­Gra­tui­to foi fei­ta em Ju­lho 2019, po­den­do ser al­te­ra­da pe­los se­us pro­du­to­res.

Os apli­ca­ti­vos in­di­ca­dos cum­prem bem a sua fun­ção. A re­la­ção das in­for­ma­ções que cada um dis­po­ni­bi­li­za e suas res­tri­ções po­dem ser vis­tas nas pá­gi­nas dos de­sen­vol­ve­do­res atra­vés do links for­ne­ci­dos, em sua lín­gua nativa.



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Os Clones do ELM327 são Piratas?

Por mo­ti­vos des­co­nhe­ci­dos, ao de­sen­vol­ver o ELM327 não fo­ram to­ma­das me­di­das para pro­te­ção in­te­lec­tu­al do pro­du­to. Co­mo o mes­mo é ba­se­a­do em mi­cro­pro­ces­sa­do­res pro­gra­má­veis, em tese, qual­quer pes­soa pode co­piar o cir­cu­i­to da pla­ca, ler o con­te­ú­do do pro­gra­ma de um ELM327 o­ri­gi­nal e gra­vá-lo, obten­do uma có­pia. Is­so não tor­na o clo­ne i­le­gal, po­den­do ser co­mer­ci­a­li­za­do por preços mais baixos por não in­cor­po­ra­rem cus­tos a­tre­la­dos ao de­sen­vol­vi­men­to.

De­ve-se to­mar al­guns cu­i­da­dos ao com­prar um des­ses a­dap­ta­do­res, nem sem­pre a im­ple­men­ta­ção do pro­gra­ma in­ter­no e com­po­nen­tes são fei­tas da melhor for­ma, ca­u­sando pro­ble­mas de ins­ta­bi­li­da­de e com­pa­ti­bi­li­da­de to­tal com o pa­drão OBD2. E­xis­tem re­la­tos na in­ter­net so­bre pro­ble­mas no ve­í­cu­lo ao se u­ti­li­zar a­dap­ta­do­res de baixo custo, isso é pouco pro­vá­vel, uma vez que as ECUs dos sis­te­mas au­to­mo­ti­vos são pro­te­gi­das para evitar ma­ni­pu­la­ções ex­ter­nas, o­pe­ran­do nor­mal­men­te no es­ta­do de so­men­te lei­tu­ra [#08].

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Como Escolher o ELM327 na Hora de Comprar?

Ver­sões do pro­gra­ma re­si­den­te
É nor­mal ver­mos nos a­nún­cios do ELM327 na in­ter­net, re­fe­rên­cia à sua ver­são. As ver­sões que ma­is a­pa­re­cem são a 1.4 e 1.5, ti­das pe­la co­mu­ni­da­de como mais es­tá­veis. A ver­são 2.1 tem fa­ma de ser ins­tá­vel, ape­sar de mais re­cen­te.

O ELM327 ori­gi­nal nun­ca te­ve uma ver­são 1.5. A­tual­men­te estão sendo co­mer­cia­li­za­das as ver­sões 1.3a e a 2.2.

Uma boa ma­nei­ra para se­le­ci­onar adap­ta­do­res é vi­si­tar as pá­gi­nas dos pro­du­to­res de apli­ca­ti­vos. Eles tem que testar as fun­cio­na­li­da­des em adap­ta­do­res e a últi­ma coisa que que­rem é que o apli­ca­tivo apre­sen­te pro­ble­mas. As re­co­men­da­ções de­vem ser se­gui­das com cui­da­do, não é di­fí­cil per­ce­ber par­ce­rias co­mer­ciais sob o manto da re­co­men­da­ção.

Qua­li­da­de dos com­po­nen­tes
Os preços va­riam de R$30,00 a R$500,00, po­den­do che­gar a bem mais que isso em alguns casos. Os mais caros re­me­tem a ideia de ma­ior qua­li­da­de e fun­cio­na­li­da­de, mas, ao menos na opi­nião de parte dos u­su­á­rios, isso não é to­tal­men­te cor­reto.

Uma pes­qui­sa rea­li­za­da no site da Ama­zon so­bre os adap­ta­do­res mais ven­di­dos e as opi­ni­ões dos usu­á­rios mos­tram que o ní­vel de sa­tis­fa­ção não sofre in­flu­ên­cia quan­do se con­si­de­ra o cus­to do adap­ta­dor ad­qui­ri­do [#09].

Se­gun­do es­sa pes­qui­sa, o pre­ço do adap­ta­dor não tem re­la­ção di­re­ta com a sa­tis­fa­ção do u­su­á­rio, como po­de­mos ver nos grá­fi­cos a se­guir:

Adap­ta­do­res mais ven­di­dos x me­lhor a­va­lia­dos – Ama­zon – Julho2019

adapatadores mais vendidos e melhor avaliados

Figura 5 - Gráfico: Mais vendidos x Melhor avaliados
A­tra­vés do cru­za­men­to das in­for­ma­ções en­tre os dois grá­fi­cos aci­ma, obtém-se os me­lho­res ava­li­a­dos en­tre os 10 mais ven­di­dos:
melhores adaptadores na opinião dos compradores

Figura 6 - Gráfico: Melhores na opinião dos usuários
  1. BAFX Wi-Fi
  2. Blue Driver
  3. Foseal Wi-Fi
  4. BAFX Bluetooth
  5. Veepeak Mini

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Como Faço a Conexão Entre o ELM327 e OBD2?

Os adap­ta­do­res fun­cio­nam em com­pu­ta­do­res, ta­ble­ts e claro, em smart­fones. Fo­can­do nos smart­fones, a co­ne­xão é feita con­for­me se­gue:

Bluetooth

  1. Lo­ca­li­ze no in­te­rior de seu veí­cu­lo, pró­xi­mo ao as­sen­to do mo­to­ris­ta, o co­nec­tor OBD2, pa­re­ci­do com a fi­gu­ra;
  2. Plu­gue o adap­ta­dor no co­nec­tor OBD2;
  3. Gi­re a cha­ve do veí­cu­lo pa­ra li­gar o sis­te­ma elé­tri­co, sem dar a par­ti­da;
    • O led in­di­ca­ti­vo de ali­men­ta­ção no adap­ta­dor de­ve­rá acen­der. Se não acen­der po­de ser que o seu mo­de­lo pos­sua um bo­tão liga­-­des­liga. Se for o caso, ligue o bo­tão pa­ra con­ti­nuar. A ali­men­ta­ção tem que estar ativa;
  1. Cer­ti­fi­que-se que o Blue­tooth es­te­ja a­ti­vo em seu smart­fone;
    • Lo­ca­li­ze o a­dap­ta­dor na lis­ta de dis­po­si­ti­vos que apa­re­ce­rá em seu smart­fone. O nome do dis­po­si­ti­vo de­ve­rá ser algo pa­re­ci­do com ‘OBD2’, ‘ScanTool’, ‘PLX’, etc.;
    • In­tro­du­za o có­di­go de pa­rea­men­to in­for­ma­do na do­cu­men­ta­ção de seu adap­ta­dor. Có­di­gos comuns são ‘0000’ e ‘1234’;
    • Ini­ci­e o a­pli­ca­ti­vo e es­co­lha o ti­po de co­ne­xão co­mo ‘Blue­tooth’;
    • Nas con­fi­gu­ra­çõ­es do apli­ca­ti­vo, lo­ca­li­ze o dis­po­si­ti­vo pa­re­a­do e se­le­cione-o.
Esquema de ligação do ELM327 com OBD2 no veículo

Figura 7 - Conexão ELM327 e OBD2 no Veículo
Wi-Fi
  1. Lo­ca­li­ze no in­te­rior de seu veí­cu­lo, pró­xi­mo ao as­sen­to do mo­to­ris­ta, o co­nec­tor OBD2, pa­re­ci­do com a fi­gu­ra;
  2. Plu­gue o adap­ta­dor no co­nec­tor OBD2;
  3. Gi­re a cha­ve do veí­cu­lo pa­ra li­gar o sis­te­ma elé­tri­co, sem dar a par­ti­da;
    • O led in­di­ca­ti­vo de ali­men­ta­ção no adap­ta­dor de­ve­rá acen­der. Se não acen­der po­de ser que o seu mo­de­lo pos­sua um bo­tão liga­-­des­liga. Se for o caso, ligue o bo­tão pa­ra con­ti­nuar. A ali­men­ta­ção tem que estar ativa;
  1. Cer­ti­fi­que-se que o Wi-Fi es­te­ja ati­vo em seu smart­fone;
    • Lo­ca­li­ze o adap­ta­dor na list­a de dis­po­si­ti­vos que a­pa­re­ce­rá em seu smart­fone. O nome do dis­po­si­ti­vo de­ve­rá ser algo pa­re­ci­do com ‘OBD2’, ‘ScanTool’, ‘PLX’, etc.;
    • Ini­cie o a­pli­ca­ti­vo e es­co­lha o ti­po de co­ne­xão como ‘WiFi’;
    • O en­de­re­ço de IP é pa­re­ci­do com ‘192.168.0.10’ e será su­ge­ri­do pelo smart­fone. Se não fun­ci­o­nar, veri­fi­que na do­cu­men­ta­ção do adap­ta­dor, qual en­de­re­ço deve ser in­for­ma­do.

Agora, tudo o que tem que fa­zer é na­ve­gar pe­lo a­pli­ca­ti­vo.

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Referências

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