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Rede CAN Automotiva por Francisco Peres Sanches em

Rede CAN Automotiva

Veículo com ilustração da distribuição física da rede CAN
Figura 01 - rede CAN Automotiva esquemática
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Vo­cê já pa­rou pa­ra pen­sar de que for­ma con­jun­tos de di­fe­ren­tes mar­cas e ori­gens com fun­ções dis­tin­tas, se in­te­gram em um sis­te­ma úni­co atu­ando em mo­men­tos opor­tu­nos, tor­nan­do o ato de di­ri­gir ex­tre­ma­men­te se­gu­ro e a­gra­dá­vel?

Ima­gi­ne, a­go­ra, se um des­ses com­po­nen­tes pas­sas­se a o­pe­rar com pro­ble­mas, com­pro­me­ten­do o sis­tema. Co­mo des­co­brir qual com­po­nen­te deve ser re­pa­ra­do ou subs­ti­tu­í­do?

A res­pos­ta pa­ra es­sas ques­tões é uma só: a­tra­vés da CAN, Con­troller Area Net­work, a re­de de da­dos vei­cul­ar. En­ten­da, a­tra­vés des­ta sé­rie de ar­ti­gos, como fun­ci­o­na e co­mo po­de­mos in­te­ra­gir com a mes­ma.


Surgimento da Rede Automotiva

Veículo Autônomo da Google, em trânsito
Figura 02 - Carro Autônomo Google
Autoria: Grendelkhan-wikipedia.org

Os veí­cu­los es­tão mais se­gu­ros e fá­ceis de con­tro­lar gra­ças a um nú­me­ro cres­cen­te de dis­po­si­ti­vos que atuam de for­ma ins­tan­tâ­nea. O pe­dal da em­bre­a­gem dei­xou de e­xis­tir, a mu­dan­ça de mar­chas é feita de for­ma au­to­má­ti­ca, não te­mos que nos pre­o­cu­par em con­tro­lar o freio ao sair com o ve­í­cu­lo em la­de­i­ras, e­qui­pa­men­tos con­tra co­li­são nos a­vi­sam so­bre ve­í­cu­los em pon­tos ce­gos ou quan­do nos a­pro­xi­ma­mos pe­ri­go­sa­men­te de ou­tros à nos­sa fren­te. Es­ta­ci­o­nar de­i­xou de ser pro­ble­ma, e sa­be­mos que em bre­ve, se­re­mos so­men­te pas­sa­ge­i­ros em ve­í­cu­los autô­no­mos.

O Big-Bang

Microprocessador Intel 8008 aplicado ao microcomputador Altair
Figura 03 - Microprocessador Intel / Microcomputador Altair
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Pa­ra os que nas­ce­ram após os anos 90, to­das es­sas ino­va­ções pa­re­cem ser con­se­quên­cias na­tu­rais do a­pri­mo­ra­men­to cons­tan­te nos pro­je­tos, po­rém, um fato his­tó­ri­co se tor­nou o di­vi­sor de águas: o ad­ven­to dos mi­cro­pro­ces­sa­do­res na dé­ca­da de 70, vin­do a trans­for­mar os en­tão cha­ma­dos mi­cro­com­pu­ta­do­res em re­a­li­da­de. O­cor­re uma ex­plo­são! Uma in­fle­xão ex­po­nen­cial na li­nha do tem­po e­vo­lu­ti­va!

Aparecem as redes, as máquinas evoluem

Do sur­gi­men­to dos mi­cro­com­pu­ta­do­res à cria­ção de re­des de da­dos, foi um pas­so bem curto, tor­nan­do os processos muito mais rápidos e confiáveis. O em­pre­go de pro­ces­sa­do­res de­di­ca­dos; pe­que­nos com­pu­ta­do­res com fun­ções es­pe­cí­fi­cas; no con­tro­le de dis­po­si­ti­vos me­câ­ni­cos, per­mi­tiu que os ma­qui­ná­rios pas­sas­sem a ser co­man­da­dos ele­tro­ni­ca­ment­e, dis­pen­san­do a de­mo­ra­da cons­tru­ção de mo­de­los tri­di­men­si­o­nais ne­ces­sá­rios pa­ra cons­tru­ção de fer­ra­men­tal. O pro­je­to saia da pe­que­na tela do com­pu­ta­dor, e não mais da pran­che­ta em es­ca­la 1:1, para a fa­bri­ca­ção di­re­ta. O tem­po de lan­ça­men­to de um ve­í­cu­lo se re­duz de anos para me­ses, por uma fra­ção do cus­to an­te­rior.

Rede Ethernet e Máquina CNC
Figura 04 - Rede Ethernet e Fresadora CNC
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A Informática alcança os veículos

Em 1983, quan­do en­ge­nhe­i­ros da Bos­ch ti­ve­ram a i­deia de u­ti­li­zar uma re­de de co­mu­ni­ca­ção se­rial li­gan­do to­dos os mó­du­los ele­trô­ni­cos atra­vés de um par de cabos trançados, como em uma rede de com­pu­ta­do­res, vi­su­a­li­za­ram de ime­dia­to, ape­nas a dimi­nui­ção do peso por veí­cu­lo e a enor­me eco­no­mia que seria feita em fios e cabos, além da sim­plici­da­de nas ins­ta­la­ções de aces­só­rios. Foi dessa forma que em 1992, a Mer­ce­des Benz inau­gu­rou uma nova era, equi­pan­do seus veí­cu­los de pas­seio com re­des CAN, Con­troll Area Net­work.

Capo de carro antigo e de carro novo
Figura 05 - Diferença no arranjo físico em veículo antigo x atual
Autoria: Sarmad Mughal
Autoria: Photomix

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