Você já parou para pensar de que forma conjuntos de diferentes marcas e origens com funções distintas, se integram em um sistema único atuando em momentos oportunos, tornando o ato de dirigir extremamente seguro e agradável?
Imagine, agora, se um desses componentes passasse a operar com problemas, comprometendo o sistema. Como descobrir qual componente deve ser reparado ou substituído?
A resposta para essas questões é uma só: através da CAN, Controller Area Network, a rede de dados veicular. Entenda, através desta série de artigos, como funciona e como podemos interagir com a mesma.
Os veículos estão mais seguros e fáceis de controlar graças a um número crescente de dispositivos que atuam de forma instantânea. O pedal da embreagem deixou de existir, a mudança de marchas é feita de forma automática, não temos que nos preocupar em controlar o freio ao sair com o veículo em ladeiras, equipamentos contra colisão nos avisam sobre veículos em pontos cegos ou quando nos aproximamos perigosamente de outros à nossa frente. Estacionar deixou de ser problema, e sabemos que em breve, seremos somente passageiros em veículos autônomos.
Para os que nasceram após os anos 90, todas essas inovações parecem ser consequências naturais do aprimoramento constante nos projetos, porém, um fato histórico se tornou o divisor de águas: o advento dos microprocessadores na década de 70, vindo a transformar os então chamados microcomputadores em realidade. Ocorre uma explosão! Uma inflexão exponencial na linha do tempo evolutiva!
Do surgimento dos microcomputadores à criação de redes de dados, foi um passo bem curto, tornando os processos muito mais rápidos e confiáveis. O emprego de processadores dedicados; pequenos computadores com funções específicas; no controle de dispositivos mecânicos, permitiu que os maquinários passassem a ser comandados eletronicamente, dispensando a demorada construção de modelos tridimensionais necessários para construção de ferramental. O projeto saia da pequena tela do computador, e não mais da prancheta em escala 1:1, para a fabricação direta. O tempo de lançamento de um veículo se reduz de anos para meses, por uma fração do custo anterior.
Em 1983, quando engenheiros da Bosch tiveram a ideia de utilizar uma rede de comunicação serial ligando todos os módulos eletrônicos através de um par de cabos trançados, como em uma rede de computadores, visualizaram de imediato, apenas a diminuição do peso por veículo e a enorme economia que seria feita em fios e cabos, além da simplicidade nas instalações de acessórios. Foi dessa forma que em 1992, a Mercedes Benz inaugurou uma nova era, equipando seus veículos de passeio com redes CAN, Controll Area Network.
Como funciona a rede CAN Automotiva
Protocolos das Redes CAN
Diagnosticos nas Redes CAN